Melastomataceae

Pleroma cleistoflora (Ule) P.J.F.Guim. et al.

Como citar:

Luiz Santos Filho; Rodrigo Amaro. 2017. Pleroma cleistoflora (Melastomataceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

CR

EOO:

2,631 Km2

AOO:

20,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Parque Nacional do Itatiaia, tendo sido coletada em localidades do Planalto do Itatiaia (J.F.A. Baumgratz 1114; Strang, H.E. 862; Sylvestre, L. 299).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2017
Avaliador: Luiz Santos Filho
Revisor: Rodrigo Amaro
Critério: B1ab(i,ii,iii)
Categoria: CR
Justificativa:

Erva terrícola, a espécie é endêmica do estado do Rio de Janeiro, crescendo somente nos Campos de Altitude da região do Planalto do Itatiaia, no Parque Nacional de Itatiaia, onde se desenvolve em hábitat específico, em locais úmidos geralmente associados a cursos d’água temporários, sendo raramente rupícola (Santos Filho, com. pess). Apresenta EOO=16 km² e está sujeita a uma situação de ameaça devido a sua restrita extensão de ocorrência. Os incêndios de origem antrópica representam uma ameaça direta aos Campos de Altitude do Parque; em sete anos (2004-2011), 5724 ha foram atingidos pelo fogo dentro e no entorno do Parna do Itatiaia (Aximoff, 2011; Aximoff e Rodrigues, 2011). Os Campos de Altitude constituem o tipo de vegetação mais afetado, correspondendo a mais de 70% da área queimada (Aximoff, 2011). O turismo também configura uma ameaça em potencial (Barros, 2003). O conjunto de ameaças supracitadas implicam declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat.

Último avistamento: 2015
Quantidade de locations: 1
Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Não

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: subshrub
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Campo de Altitude
Fitofisionomia: Refúgios Ecológicos Alto-montanos
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Subarbusto, terrícola, restrita aos Campo de Altitude do Parque Nacional do Itatiaia (BFG, 2015). Ocorrência pontual em habitats de cursos d'água temporários (Santos Filho, com.pess.).
Referências:
  1. BFG. Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil. Rodriguésia, v.66, n.4, p.1085-1113. 2015.

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.3 Tourism & recreation areas habitat past,present regional very high
As localidades de ocorrência da espécie estão extremamente vulneráveis a intensa visitação do Planalto do Itatiaia, área procurada para a prática de montanhismo e atividades relacionadas a contemplação da natureza (Santos Filho, com.pess.).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
Ocorre no Parque Nacional do Itatiaia (Santos Filho, com.pess.).